Mercado

SindalMS recebeu pauta de reivindicações de indígenas

A pauta de reivindicações da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Mato Grosso do Sul – FETAGRI recebida pelo SindalMS no início do mês de abril, incluiu neste ano a representatividade dos trabalhadores indígenas.

Segundo a assessoria do Sindicato, até então tinham como instrumento de acordo de trabalho o Pacto Comunitário dos Direitos Sociais nas Relações de Trabalho Indígena, firmado entre as empresas sucroalcooleiras do Estado do Mato Grosso do Sul e várias entidades governamentais, federal, estadual e da sociedade civil.

Mesmo com a inclusão dos indígenas na Convenção firmada no dia 27 de abril, o Pacto não deixa de vigorar, sendo mais um instrumento para regular as relações de trabalho entre os indígenas e os produtores do Estado.

Na Convenção que entrou em vigor no dia 1º de maio ficou acertado que a reposição salarial dos trabalhadores na área agrícola será de 6,8% que corresponde, aproximadamente, ao INPC acumulado nos últimos 13 meses, tempo de validade da última Convenção, ficando o piso salarial da categoria fixado em R$ 315,00.

O reajuste a ser aplicado no corte da cana-de-açúcar na safra 2004/05 ficou estipulado que será pago em duas vezes, sendo a metade (3,4%) em 1º de maio e o restante em 01/08/04.

Com isso, o SindalMS fechou, em uma única rodada de negociações a Convenção Coletiva de Trabalho para a safra 2004/2005.

Segundo a diretoria da entidade, a participação de todas as unidades produtoras do MS, através de seus gerentes e chefes de departamento RH foi fundamental para o sucesso alcançado. (Fonte: SindalMS)