Mercado

Sindálcool/MS detalha programas sociais para o Fome Zero

Numa reunião de trabalho no gabinete da COGEPS (Conselho de Gestão Estadual de Políticas Sociais), presidido por Gilda Maria Gomes dos Santos, esposa do governador do Mato Grosso do Sul, José Orcírio (Zéca do PT), foram detalhados pelo Sindálcool/MS (Sindicato da Indústria da Fabricação do Açúcar e do Álcool do Estado do Mato Grosso do Sul) os programa sociais implantados pelas usinas e destilarias. A apresentação foi feita na presença de Caio Magri, assessor especial da Presidência da República para assuntos referentes ao protocolo de Intenções do Programa Fome Zero. No Estado, esse protocolo foi assinado e meio ano pelos governos Federal e do Estado e Sindálcool.

Na reunião, realizada na semana passada, o diretor-executivo do Sindálcool/MS, Isaias Bernardini, fez um relato dos programas e ações já desenvolvidas e, ainda de outros projetos que estão em fase de implantação. Ele detalhou programas como o fornecimento de adubo para assentados, contrato de compra da produção de arroz irrigado do Assentamento Fortuna em Rio Brilhante (MS) pelas usinas Santa Olinda e Santa Fé, compra de café produzido em escala de economia familiar tendo como parceiro o IDATERRA, pelo seu programa PROVE Pantanal com a Usina Santa Olinda.

O diretor-executivo do Sindálcool/MS destacou ainda a instalação de kit’s de irrigação para produção de alimentos que deverão ser adquiridos pelas usinas vizinhas aos assentamentos e ainda o Convênio firmado pela Usina Sonora Estância com a Nestlé e a Pastoral da criança visando prestar atendimento de saúde e nutrição a crianças e gestantes no Município de Sonora.

A reunião contou ainda com a presença dos secretários estaduais da Cultura (Silvio Nucci), do Trabalho, Emprego e Renda (Sra. Heloisa Castro Berro) e do Desenvolvimento Agrário (Valteci Ribeiro de Castro Junior). A Funtrab (Fundação do Trabalho e Economia Solidária), também participou da reunião através do seu presidente Ananias Costa dos Santos. Segundo o diretor-executivo do Sindálcool/MS, “todos estão empenhados através de suas áreas de atuação em apoiar e desenvolver ações que resultem em benefícios sociais ao trabalhador e sua família, do jovem no mercado de trabalho, o combate ao trabalho infantil e implementar programas de educação infantil e a erradicação do analfabetismo”. (Fonte: Sindálcool/MS)