wp_posts
O simulador de colheita, ferramenta capaz de reproduzir virtualmente o campo, chegou na Odebrecht Agroindustrial para treinar Integrantes que atuam na operação de máquinas colheitadeiras de cana-de-açúcar nas Unidades Alcídia e Conquista do Pontal, ambas do Polo São Paulo, localizadas nos municípios de Teodoro Sampaio e Mirante do Paranapanema, respectivamente. A expectativa é expandir o treinamento para as outras sete Unidades Agroindustriais da empresa.
wp_posts
O equipamento foi desenvolvido em parceria com a empresa de tecnologia Case IH e, até o momento, mais de 120 Integrantes já foram treinados. O objetivo é dar oportunidade de desenvolvimento profissional e aumentar a produtividade das equipes.
wp_posts
O programa de treinamento tem cinco módulos práticos – comando da cabine, procedimento para ligar a colhedora, comando automático, tração eletrônica, manobras e colheita básica – em um total de 24 horas. “O simulador cria virtualmente um cenário semelhante ao do canavial em uma cabine com som ambiente, projeções de imagens em 3D e os mesmos movimentos da colheitadeira, onde o operador enfrenta condições análogas às do campo. Finalizadas as horas no simulador, o Integrante passa por um primeiro contato com a colhedora, mas ainda no pátio de testes e estará pronto para iniciar a colheita”, segundo Rogerio Germino, gerente agrícola da Unidade Alcídia da Odebrecht Agroindustrial.
De acordo com ele, esta nova ferramenta diminui o tempo de treinamento, pois é possível realizá-lo durante qualquer período do ano, inclusive na entressafra, sem prejudicar o cronograma de colheita nas unidades e oferecendo oportunidade de reciclagem aos operadores já treinados.
wp_posts
“A ideia central é capacitar os Integrantes da forma mais real possível, diminuindo os riscos de acidentes e promovendo a segurança, um dos compromissos da Odebrecht Agroindustrial”, finaliza Germino.
wp_posts