Mercado

Simtec 2008 - Evento paralelo discute cogeração de energia

O II Simcoger (Simpósio sobre Cogeração de Energia) acontece nesta sexta-feira, a partir das 13h50, como parte da programação do Simtec 2008 (Simpósio Internacional e Mostra da Tecnologia Sucroalcooleira), que a acontece desde segunda-feira, em Piracicaba, SP.

O evento paralelo reunirá especialistas, pesquisadores e distribuidores de energias, com o objetivo de esclarecer as dúvidas de empresários sobre as formas mais viáveis e estratégicas para obtenção energia através da biomassa e a comercialização do excedente produtivo.

O tema deste ano é o cenário da Bioeletricidade. A programação será realizada no Auditório Laranja do Simtec. A primeira palestra será do palestra do gerente de agronegócios e Bicombustíveis da Secretaria de Extrativismo do Ministério do Meio Ambiente, Rodrigo Sabença, que vem falar sobre legislação.

Em seguida, o pesquisador da Empresa de Pesquisa Energéticas, José Carlos de Miranda Farias, falará sobre as expectativas dos leilões de energia, em relação à sistemática e à conexão. Às 15h, o gerente regional da Ecom Energia, Conceição Cavalcanti vai abordar a bioeletricidade em relação à Regulamentação COPPE/UFRJ.

Às 15h30, Josefa Garzillo (Orbeu Pure Carbon Innovation) falará sobre crédito de carbono. Na seqüência, o gerente comercial da TGM Transmissões, Paulo Rogério Vizin, vai comentar os resultados da aplicação de Redutor Planetário para a moenda da cana-de-açúcar.

O presidente da Unica (União da Indústria de cana-de-açúcar) Marcos Sawaya Junk, integra a programação de hoje abordando os desafios e as perspectivas do setor Sucro Energético no Brasil e no Mundo.

O Simcoger será encerrado com as opiniões de distribuidoras e das usinas sobre as oportunidades da bioeletricidade. O vice-presidente da Dedini Indústrias de Base, José Luiz Olivério, vai falar sobre cogeração e venda de excedentes de energia elétrica. A mesa redonda contará com a presença de Clinger Luiz Barcelos (CPFL), José Alaor de Matos (Grupo Rede), Pedro Misutami (Grupo Cosan) e Celso Zanatto (Cristalsev).