O VI Simtec (Simpósito Internacioal e Mostra de Tecnologia Sucroalcooleira), que começa hoje, em Piracicaba, SP, aposta nos projetos Imagem e Comprador, ambos implementados em parceria pela Apla e Apex (Arranjo Produtivo Local do Álcool e Agência de Promoções a Exportação). O objetivo é incrementar negócios e solidificar a imagem da região como Pólo Produtivo e Tecnológico do Etanol.
O Projeto Imagem recepciona jornalistas estrangeiros que participam de visita ao recinto do Simtec, além da programação de palestras nos quatro dias do evento. O grupo terá a oportunidade de vivenciar experiências relativas a produtos, pesquisas, investimentos, tecnologias, além de conhecer o potencial das empresas brasileiras do setor.
Imagem, como o próprio nome diz, busca “mostrar” a consolidação da região de Piracicaba como referência em tecnologia na fabricação de máquinas e equipamentos para a agroindústria sucroalcooleira. Como Pólo Nacional de Biocombustíveis, a região mostra seu potencial na gestão de recursos e produção de energia renovável, com baixo impacto ambiental, além de pesquisas com biomassa.
A Apla/Apex já confirmou a participação de jornalistas dos Estados Unidos, México, Inglaterra e Portugal. Assim como no ano passado, outros jornalistas estrangeiros e da imprensa nacional também participarão do Simtec. O JornalCana, como principal mídia especializada, fará a cobertura do evento.
Outra iniciativa é o Projeto Comprador, criado com o objetivo de estimular as relações comerciais entre empresários brasileiros e estrangeiros, em rodadas de negócios. Este ano, empresários argentinos, bolivianos, cubanos, hondurenhos, norte-americanos, jamaicanos, mauritanos, paraguaios e dominicanos já confirmaram presenças.
A pauta das rodadas prevê a divulgação do potencial em equipamentos e serviços, apresentação de tecnologias, expansão de fronteiras e a consolidação do Brasil como referência do setor sucroalcooleiro em nível internacional.