Mercado

Simpósio divulga benefícios da cana transgênica para o campo e indústria

Para fornecer informações e esclarecimentos às empresas, aos produtores e à sociedade sobre a dimensão econômica, impactos ambientais e vantagens das culturas transgênicas, será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, em Piracicaba, SP, o “Simpósio sobre Biotecnologia na Cana-de-açúcar”. O evento, que reunirá os principais especialistas envolvidos com a pesquisa da transgenia da cana, mostrará também as experiências bem-sucedidas, nessa área, com outras culturas, como soja, milho e algodão. Além do histórico dos transgênicos no mundo e a legislação brasileira sobre biossegurança, haverá a apresentação de pesquisas com a cana geneticamente modificada e a explanação dos benefícios que essa cultura poderá gerar aos produtores e às unidades processadoras.

Com o apoio logístico da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), de mídia do JornalCana e de diversas entidades ligadas ao setor sucroalcooleiro, o simpósio é destinado a empresários de unidades processadoras, técnicos e engenheiros das áreas agrícola, industrial e de processos, estudantes, pesquisadores, produtores agrícolas, instituições públicas, associações, entidades e empresas privadas fornecedoras de insumos, máquinas, produtos e serviços para usinas e destilarias. Informações podem ser obtidas na Fealq, pelo telefone (19) 3417-6604 e e-mail [email protected] ou no site www.canatransgenica.com.br .

A programação completa do evento é a seguinte:

DIA 17 DE NOVEMBRO

Tema I – Introdução

Coordenador: William Lee Burnquist – CTC (Centro de Tecnologia Canavieira)

9h – Abertura

10h – Palestra 1

A biotecnologia moderna. Dra. Janete A. Desidério Sena, professora assistente do Departamento de Biologia Aplicada à Agricultura e do Laboratório de Genética de Bactérias e Biotecnologia Aplicada – FCAV/Unesp.

11h – Palestra 2

Evolução de transgênicos. William Lee Burnquist, coordenador de Tecnologia do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira.

Tema II – Biotecnologia na cana-de-açúcar

Coordenador: Manuel Victor Franco Lemos, professor titular da FCAV/Unesp.

13h30 – Palestra 3

A participação da Embrapa no desenvolvimento de variedades de cana-de-açúcar geneticamente modificada voltadas para o setor energético. Dr. Eduardo Romano – Recursos Genéticos e Biotecnologia da Embrapa.

14h10 – Palestra 4

Projeto SUCEST-FUN: identificando genes de interesse biotecnológico na cana-de-açúcar. Dra. Gláucia Souza, coordenadora geral do Projeto SUCEST e professora associada do Instituto de Química da USP.

14h50 – Palestra 5

Por que a cana é doce? Uma abordagem da genômica. Dr. Marcelo Menossi, coordenador do Laboratório de Genoma Funcional do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética da Unicamp – Cbmeg/Unicamp.

15h30 – Palestra 6

Melhoramento genético na cana-de-açúcar utilizando plantas transgênicas. Dr. Eugênio César Ulian, gestor de tecnologia, responsável pelo Programa de Biotecnologia do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira.

16h40 – Palestra 7

Novas tecnologias de micropropagação aplicadas à cana-de-açúcar. Clemência N. Söndahl, Ms. em Botânica na UFRJ e diretora da Bionova.

17h – Palestra 8

O melhoramento da cana-de-açúcar no IAC e a engenharia genética. Dr. Carlos Colombo, pesquisador do Centro de Recursos Genéticos do IAC – Instituto Agronômico de Campinas.

17h40 – Palestra 9

Cana-de-açúcar na Ridesa. Dr. João Carlos Bespalhok Filho, coordenador de Biotecnologia da Ridesa e professor adjunto do Departamento de Fitotecna da UFPR/SCA/DFF.

DIA 18 DE NOVEMBRO

Tema III – Uso e Regulamentação

Coordenador: Dr. Robinson A. Pitelli, professor titular do Departamento de Biologia Aplicada na Agropecuária da Unesp e Vice-Presidente da Pró-Terra.

8h30 – Palestra 10

A nova legislação de biossegurança brasileira e possíveis impactos para a biotecnologia de cana-de-açúcar. Dra. Luciana Di Ciero, pesquisadora no Laboratorio de Recursos Genéticos e Biotecnología Florestal – Departamento de Ciencias Florestais Esalq-USP e conselheira da Pró-Terra.

9h10 – Palestra 11

Análise de risco ambiental para diversas modalidades de plantas geneticamente modificadas. Dr. Robinson A. Pitelli, professor titular do Departamento de Biologia Aplicada na Agropecuária da Unesp e vice-presidente da Pró-Terra.

10h – Palestra 12

Evolução do cenário brasileiro de biossegurança de organismo geneticamente modificados. Dr. Jairon Alcir Santos do Nascimento, professor titular da UFAC, doutorando em Geociências e Meio Ambiente pela Unesp e secretário executivo da CTNBio – Comissão Técnica Nacional de Biossegurança.

11h – Palestra 13

Efeito de cana-de-açúcar geneticamente modificada sobre a comunidade microbiana associada. Dr. Wellington Luiz de Araújo, pós-doutorando em Genética, Departamento de Genética da Esalq.

11h40 – Palestra 14

A dimensão econômica da biotecnologia no Brasil. Dr. José Maria da Silveira, coordenador do Núcleo de Economia Agrícola do Instituto de Economia da Unicamp.

12h20 – Encerramento

O “Simpósio sobre Biotecnologia na Cana-de-Açúcar” tem ainda o apoio institucional do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira (Simtec), Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana), Cooperativa de Plantadores de Cana da Zona de Guariba (Coplana), Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana ), Associação Nacional de Biossegurança (AMBio), Bionova Plantas e Mudas Ltda, Associação Brasileira de Tecnologia, Meio Ambiente e Agronegócios (Pró-Terra).