O deputado federal Sílvio Costa Filho (REP/PE) foi escolhido para ser o relator do projeto de decreto legislativo (PDC 916) que permite a venda direta de etanol pelas usinas aos postos de combustíveis, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.
A nomeação ocorre dezesseis meses depois do relatório ter sido aprovado na Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal.
“Felizmente, Arthur Lira (PP-AL) (presidente da Câmara Federal) atendeu o pedido do presidente Jair Bolsonaro e o PDC agora tem seu relator na última comissão permanente antes de ir para a votação em plenário”, disse Alexandre Andrade Lima, presidente da Federação dos Plantadores de cana do Brasil (Feplana).
LEIA MAIS > NovaBio defende a venda direta de etanol
Lima acredita que Costa Filho será um defensor do projeto porque a permissão da venda de etanol também pelas usinas para os postos de combustíveis tende a barateá-lo, sendo favorável para o consumidor e a sociedade em geral, sobretudo diante das altas da gasolina e diesel nos últimos meses.
O parlamentar também é a favor da medida e afirma que a matéria é muito importante para o país. “Vamos, nos próximos dias, dialogar e construir o melhor texto possível com o setor sucroenergético, com os deputados federais e a equipe econômica do governo. A venda direta é um avanço que vai melhorar a comercialização do etanol no país”, ressaltou o deputado.