Pioneira na implantação do sistema bicombustível, a Magneti Marelli lança comercialmente, ainda neste ano, a nova tecnologia que aceita quatro combustíveis, uma evolução do sistema de injeção que faz o motor rodar com gasolina, álcool, gasolina pura ou GNV (Gás Veicular Natural).
A novidade é que o sistema seleciona automaticamente o combustível a ser usado. O Fiat Siena com motor 1.4 será o primeiro com essa tecnologia, e suas vendas começam em janeiro de 2006. O preço subirá cerca de R$ 2.000.
Para quem roda 100 km por dia, o custo se paga em um ano. O modelo pode ter um cilindro de 15 m3 ou dois de 7,5 m3. Terá uma autonomia estimada de 250 km.
Outras tecnologias estão sendo apresentadas para facilitar a vida de quem tem um carro bicombustível. As concorrentes Bosch e Magneti Marelli mostraram o fim da partida a frio, aposentando o tanque adicional de gasolina.
Segundo os fabricantes, o sistema de gerenciamento, além de eliminar o tanque adicional, permite uma partida mais rápida, principalmente em baixas temperaturas, e emite menos poluentes. O sistema começa a equipar os veículos produzidos em 2006 (modelos 2007) e não deve aumentar o preço para o consumidor final. (ROSANGELA DE MOURA)