Mercado

Siamig/Sindaçucar-MG e Coruripe discutem trabalho rural e meio ambiente

O “1° Congresso sobre Trabalho Rural e Meio Ambiente do Pontal do Triângulo Mineiro” foi promovido na última semana, dias 11 e 12, pelo Siamig/Sindaçucar-MG em parceria com o Grupo Coruripe em Iturama e reuniu diversas usinas como Cerradão, João Lyra, Santa Juliana, Caeté, Coruripe e Mendonça.

Cerca de 150 convidados compareceram ao evento que debateu vários temas desafiadores enfrentados nessa área, enfocando principalmente, o setor sucroenergético de Minas Gerais, a mecanização, capacitação profissional, jornada de trabalho, averbação de Reserva Legal e APP, entre outras.

Carina Ferreira, assessora jurídica do Sindicato, participou como mediadora do debate sobre saúde, segurança e terceirização de mão de obra. “Todas as palestras foram de alto nível e o evento foi uma oportunidade única para o setor sucroenergético mostrar uma imagem mais moderna. O congresso abriu as portas para o setor apresentar um outro lado, mostrar que é cumpridor da lei, que investe em responsabilidade social e na comunidade”, afirmou.

O evento contou ainda com a palestra do procurador do trabalho em Uberlândia, Alexandre Chibante, que falou sobre o trabalho rural e NR-31; a palestra do associado do Sindicato, Vitor Montenegro Wanderley Junior, sobre a expansão do setor sucroalcooleiro e equilíbrio social; e o membro do Ministério Público de Minas Gerais, Allan Baena, discutiu sobre a atuação do ministério na defesa do Meio Ambiente. O Assessor de Meio Ambiente do Siamig/Sindaçucar-MG, Jadir Oliveira, participou também como palestrante sobre a reforma do Código Florestal Brasileiro.