Empresários do setor sucroalcooleiro em recente reunião com o governador Aécio Neves, anunciaram investimentos de US$ 212 milhões nos próximos três anos em Minas Gerais.
Luiz Custódio Cotta Martins, presidente do Sindicato das Indústrias de Açúcar e Álcool de Minas Gerais – Siamig informou que essa medida irá auxiliar na geração de mais 21 mil novos empregos em todo o Estado, totalizando 40 mil empregados no setor.
“Os novos investimentos farão com que o Estado atinja auto-suficiência na produção de çaúcar e álcool, passando a produzir em 2007, todo o álcool e açúcar que consome”, diz.
As previsões é de que sejam moídas na safra 2003/04, cerca de 15,5 milhões de toneladas de cana e em 2007, aproximadamente, 29,8 milhões de toneladas.
“Para este ano, é esperado um crescimento de 22% da safra de cana-de-açúcar em Minas Gerais, contra uma média nacional estimada em 5%”.
De acordo com Martins, a nova usina do Grupo Triunfo, localizada no município de Santa Juliana (Triângulo Mineiro) deve entrar em funcionamento em 2005. A Usina Vale do Paranaíba pertencente ao Grupo J. Lyra, de Capinópolis, começará a funcionar em maio próximo.
Os secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico, Wilson Brumer, da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento, Odelmo Leão, e da Ciência e Tecnologia, Bilac Pinto, participaram do encontro e receberam do governador Aécio Neves a incumbência de estudar reivindicação dos empresários para a criação em Minas de uma câmara setorial do açúcar e do álcool, reunindo empresários, trabalhadores e representantes do governo estadual.