Nesta quinta-feira (7/6) o governo federal convocou uma nova reunião com produtores e distribuidores de etanol para discutir o cenário “ajustado” de oferta do biocombustível no país. A Agência Nacional do Petróleo colocou no mês passado em consulta pública, por 20 dias, duas minutas de resolução sobre a regulação do mercado de etanol, uma das resoluções estabelece critérios para aquisição e formação de estoque de etanol anidro (usado na mistura da gasolina).
A outra, altera a portaria que regulamenta a atividade de distribuição de combustíveis líquidos derivados de petróleo, etanol combustível, biodiesel, mistura óleo diesel/biodiesel, e a resolução que estabelece os requisitos para cadastramento de fornecedor, comercialização e envio de dados de etanol à ANP.
Para Roberto Hollanda Filho, em relação ao Pacote do Etanol estabelecido pelo governo, o setor está construindo um posicionamento mas considera a medida importante e mostra que o governo sabe que algo preciso ser feito. “Estamos em um ano importante para o setor e essas resoluções deveriam fazer parte de um pacote de medidas, que precisam ser implmentadas para que o setor possa aumentar a oferta de etanol. Entre elas aumentar a oferta de crédito para máquinas, lavouras, e implementar a área de logística, que são medidas estruturais e de longo prazo”, diz.
Na reunião de hoje, deve entrar em discussão uma eventual mudança na mistura de etanol anidro na gasolina, atualmente em 25%, mas que por lei pode ser reduzida para até 18%.