A corrente de comércio do agronegócio com a Jordânia representou, em 2009, US$ 146,7 milhões. Desse total, as carnes – em especial bovina e de aves – representaram US$ 110,4 milhões das exportações, seguidas pelo café verde (US$ 15,3 milhões)e o complexo sucroalcooleiro (US$ 10,6 milhões).
Durante o seminário empresarial Brasil-Jordânia: Perspectivas de Comércio e Investimentos, nesta quinta-feira (18), em Amã (Jordânia), o país teve a oportunidade de conhecer mais sobre o agronegócio brasileiro. O evento contou com a participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e está sendo organizado pelo Ministério de Relações Exteriores (MRE), por ocasião da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país do Oriente Médio.
O analista de Comércio Exterior, da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI), Luiz Cláudio Caruso, fez uma apresentação sobre o panorama geral do agronegócio brasileiro, com números de produção, exportação e área plantada dos principais produtos agrícolas. Além disso, foram mostradas as oportunidades para investimento externo na agricultura brasileira.
A missão empresarial tem por objetivo identificar novas oportunidades, particularmente nos setores de agronegócio, turismo, medicamentos, confecções e acessórios, veículos e máquinas pesadas, máquinas e equipamentos, mineração, fertilizantes, energia, entre outros.