A Associação da Indústria de Açúcar do Paquistão exige do governo local medidas para facilitar a comercialização do produto. Entre os pedidos estão a taxação para importação deste e o fim do dumping praticado com a commodity no mercado internacional.
“É função do governo garantir proteção aos interesses de todos os envolvidos nesta cadeia, investidores, produtores de cana-de-açúcar, usinas e consumidores. Precisamos de alterações nesse regime para que o setor de açúcar sobreviva”, publicou a associação em carta aberta.
O governo do país não agiu para facilitar o desenvolvimento do setor, sem medidas para avaliar os máximos valores da cana-de-açúcar e ainda com o controle dos preços do açúcar refinado.
Durante os últimos quartos anos, o preço do açúcar permaneceu desvalorizado causando a falência de várias usinas estabelecidas nas regiões Centro e Norte de Punjab. “Queremos assegurar que o fornecimento de açúcar ocorra em um mercado mais competitivo, fabricantes e agricultores devem receber o preço justo pela produção”, afirma a associação.
As usinas locais pedem auxílio do governo para que possam iniciar projetos de cogeração, para diversificar a produção, elevar o capital e minimizar a baixa disponibilidade de eletricidade no país.