Mercado

Setor busca financiamento para warrantagem

A Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) está coordenando uma negociação com o governo federal para conseguir um financiamento warrantagem (estocagem de álcool) para as usinas sucroenergéticas.

As usinas necessitam de cerca de R$ 3 bilhões para financiar os custos de estocagem, em torno de 4,5 bilhões de litros, para negociar o produto durante a entressafra e assim evitar a pressão sobre os preços do combustível durante o pico da colheita.

Segundo Marcos Jank, presidente da Unica, a discussão segue em andamento desde o ano passado nos ministérios da Fazenda e da Agricultura.

Jank acredita que os recursos para estocagem podem equilibrar a oferta do produto durante a safra, evitando a pressão de vendas durante o pico da colheita.

O financiamento também serviria para evitar que as usinas passem a investir a produzir mais açúcar na safra 2009/10.

O mix de produção da safra 2009/10 será um pouco mais açucareira do que o ciclo anterior. Nesta safra, o mix deve ficar em 39,6% para o açúcar e 60,4% para o álcool. No ciclo 2007/08, ficou em 44,2% para o açúcar e 55,8% para álcool. Na próxima safra, o mix deve voltar crescer para o açúcar, alcançando 43%.

Banner Evento Mobile