Mercado

Setha Trading estima exportar 150 milhões de litros de etanol

A Setha Trading, comercializadora de açúcar e etanol que reúne as seis unidades produtoras do Grupo Moema e a usina Mandu, estima que vai exportar 850 mil toneladas de açúcar e 150 milhões de litros de etanol na safra 2009/10.

Com sede em Ribeirão Preto, SP, a trading foi constituída em outubro de 2008 para negociar a produção de etanol e açúcar das sete unidades produtoras. A comercialização do açúcar e do etanol era feita anteriormente pela Crystalsev.

Segundo o diretor da Setha, Ricardo Santos, este ano as sete usinas devem moer cerca de 16,5 milhões de toneladas de cana, para produção de 1 milhão de toneladas de açúcar e 800 milhões de litros de etanol.

O Grupo Moema conta com seis unidades. A matriz, localizada na cidade de Orindiúva, SP, estima, para esta safra, a moagem de 4,75 milhões de toneladas de cana para produzir 204 milhões litros de etanol e 6,4 milhões de sacas (50 kg) de açúcar.

A Usina Guariroba, em Pontes Gestal, SP, tem como sócias a Usina Moema com 40% de participação, a Tinamu (30%) e a Cleel Empreendimentos (30%). Para esta safra, estima processar 1,7 milhão de toneladas de cana para produzir 87 milhões de litros de etanol e 1,9 milhão de sacos de açúcar.

A Usina Frutal, localizada no município mineiro de mesmo nome, deverá moer este ano cerca de 2,1 milhões de toneladas de cana para produzir 103 milhões de litros de etanol e 2,55 milhões de sacos de açúcar.

A Usina Itapagipe, sediada na cidade mineira de mesmo nome, iniciou as operações em 2006. A unidade deverá moer nesta safra 1,65 milhão de toneladas de cana para produzir 84,5 milhões de litros de etanol e 1,8 milhão de sacos de açúcar.

A Usina Ouroeste, no município paulista de mesmo nome, estima produzir este ano cerca de 1,65 milhão de toneladas de cana para produzir 87 milhões de litros de etanol e 1,6 milhão de sacos de açúcar.

A Usina Vertente, no município de Guaraci, SP, tem como sócias a Usina Moema (50%) a Cleel (50%). Tem como principal fornecedor, o Grupo CFM, responsável por mais de 60% da cana processada. Este ano, a unidade deve moer 1,63 milhão de toneladas de cana para produzir 72 milhões de litros de etanol e 2,28 milhões de sacas de açúcar.

A Usina Mandu, em Guaíra, SP, surgiu da união de um grupo de agricultores paulistas das regiões de Orlândia, Guaíra e Barretos. A unidade produz etanol, açúcar e energia a partir do bagaço da cana.