Mercado

Sete usinas ainda processam cana no Centro-Sul; safra está praticamente encerrada

Apenas sete unidades estão em operação em janeiro de 2012 no Centro-Sul, entre elas, uma usina no Estado do Paraná, a Goierê, que provavelmente termina sua safra entre ontem e hoje (13), quatro em Mato Grosso do Sul: Dcoil, Usinave, CBAA – Sidrolandia e Energética Santa Helena, que devem finalizar moagem entre 16 e 25 de janeiro e duas em Minas Gerais, a Alcana e Dasa, na divisa com a Bahia, com previsão de término em final de janeiro a início de fevereiro. A informação foi apurada pelo JornalCana, junto as Associações de cada estado.

Para a Unica, a produção adicional dessas usinas deve ser residual comparada ao volume total do Centro-Sul. Segundo os dados da entidade divulgados ontem (12/1), o volume de cana-de-açúcar processado até 1º de janeiro pelas unidades produtoras da região Centro-Sul do País somou 492,23 milhões de toneladas no acumulado desde o início da safra. O total para o mesmo período da safra anterior foi de 555,39 milhões de toneladas. No mês de dezembro, a moagem somou 3,65 milhões de toneladas, 67,61% abaixo do valor registrado em dezembro de 2010 (11,27 milhões de toneladas).

O diretor técnico da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA), Antonio de Padua Rodrigues, explica que os valores observados até o momento são praticamente os números finais da safra 2011/2012 da região Centro-Sul, pois ocorrerão apenas ajustes marginais até o final de março.