O objetivo é aprimorar os conhecimentos teórico-práticos dos calouros de tecnologia em Produção Vegetal da UNIGRAN. Em sábados alternados, durante este semestre, eles terão contato profissionais de Ciências Agrárias, muitos dos quais são pesquisadores da Embrapa e professores do próprio curso, nas palestras extracurriculares sobre diversos assuntos da área agrícola.
O primeiro seminário, realizada no sábado (23), teve como palestrantes a professora Flávia Roim, que falou sobre “Georeferenciamento”, e a coordenadora do curso, Karlla Barbosa Godoy, que falou sobre “Entomologia agrícola”. “Alguns temas, como a entomologia, serão abordados em uma série de palestras, divididos em duas etapas. Primeiro, os alunos irão identificar os diversos tipos de insetos e diferenciar suas ordens; depois vão conhecer o manejo dos insetos em cada cultura e identificar o melhor método de controle”, explica a professora Karlla.
De acordo com a coordenadora, os seminários são atividades diferentes das aulas e têm objetivo de motivar debates e introdução aos temas que tenham relação direta ou transversal com a estrutura curricular do curso. Tudo isso para o aluno desenvolver, afinidades em áreas de ensino e pesquisa, como a de sementes (análises e classificação), Fitopatologia (estudo das doenças das plantas); Entomologia (estudo de insetos e pragas); e de solos (de classificação, manejo e fertilidade).
A coordenadora ressalta que o enfoque dos temas compreende não só a agricultura como também a pecuária, se estendendo à cadeia produtiva das atividades da cana-de-açúcar, que tem ganhado forças com a instalação de indústrias sucroalcooleira no Mato Grosso do Sul.
Além de palestrantes da Instituição, profissionais de empresas multinacionais de adubos químicos vão ministrar os seminários. A próxima palestra, dia 9 de março, contará com a presença de um representante da empresa Heringer, de fertilizantes.