Mercado

Seminário do IAC divulga práticas para conservação do solo

Divulgar práticas conservacionistas, que podem ser definidas como atividades cujo objetivo é proteger o solo dos impactos causados pelo uso e ocupação no meio rural e urbano. Esse é o objetivo do Seminário promovido pelo Instituto Agronômico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (IAC), ontem e nesta sexta (15 e 16 de abril), em Campinas – SP, para comemorar o dia da Conservação do Solo.

O seminário é uma oportunidade para a atualização profissional e a difusão de resultados de pesquisas realizadas por entidades como IAC, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), e Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp, campus Jaboticabal e Ilha Solteira), segundo os pesquisadores e coordenadores do evento, Afonso Peche Filho e Isabella Clerici De Maria.

Hoje, o evento conta com a apresentação do professor Morel de Passos e Carvalho (Unesp Ilha Solteira) e da pesquisadora Isabella Clerici De Maria (IAC), abordando também as questões da pesquisa e ensino de práticas conservacionistas. O evento será encerrado com um debate.

No dia 15, Peche Filho, do Centro de Engenharia e Automação (CEA/IAC), fez uma abordagem sobre a mecanização e manutenção das práticas mais utilizadas. Já os professores Gerd Sparovek (Esalq) e Marcílio Vieira Martins Filho (Unesp Jaboticabal) abordaram as questões da pesquisa e o ensino de práticas conservacionistas. No mesmo dia, aconteceu uma mostra de trabalhos técnicos e científicos no saguão do auditório central do IAC.