O socioeconomista Ignacy Sachs, professor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, será uma das atrações do seminário “Competitividade e Sustentabilidade das Cadeias de Biocombustíveis”, que acontecerá no dia 31 de outubro, terça-feira, das 14h às 17h, no Anfiteatro do Departamento de Engenharia Florestal da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), em Piracicaba, SP. O evento tem o objetivo de iniciar um processo de discussão sobre critérios de sustentabilidade do etanol brasileiro e de temas relevantes sobre a sua competitividade no mercado internacional, como aumento de eficiência da extração de álcool, balanço energético, custos de produção, questões ambientais, logísticas e a própria rastreabilidade do etanol.
Ignacy Sachs – que é nascido na Polônia e naturalizado francês – falará sobre “A Civilização da Biomassa”. No Brasil, ele estudou na Faculdade Cândido Mendes do Rio de Janeiro e fez seu doutorado pela Universidade de Delhi, na Índia. O socioeconomista foi conselheiro especial da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992. É autor de vários livros, entre os quais: Capitalismo de Estado e Subdesenvolvimento (Vozes, 1969); Ecodesenvolvimento – Crescer sem Destruir (Vértice, 1981); Espaços, Tempos e Estratégia do Desenvolvimento (Vértice, 1986).
A palestra “Análise e Competitividade do Arranjo Produtivo Local do Álcool” e a mesa redonda “Sustentabilidade e Competitividade da Cadeia do Etanol” também fazem parte da programação do seminário que contará com a presença de renomados representantes do setor sucroalcooleiro. O evento, gratuito, é uma realização da Esalq, Sebrae, Secretária de Indústria e Comércio de Piracicaba e Pólo Nacional de Biocombustíveis. Informações e confirmação de presença pelo e-mail [email protected] .