A Embrapa Agropecuária Oeste realiza hoje (24) um seminário sobre a evolução, perspectivas e pesquisas sobre a cultura da cana-de-açúcar no Brasil. O encontro será realizado a partir das 8h, no auditório da Empresa, em Dourados, MS.
O palestrante será o engenheiro agrônomo Geraldo Veríssimo Barbosa, professor da Universidade Federal de Alagoas. O especialista integra a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (Ridesa), formada por instituições de ensino federais, que buscam a melhoria da produtividade do setor, através do desenvolvimento de pesquisas.
Na oportunidade, Veríssimo vai apresentar sugestões sobre novas linhas de pesquisa para Mato Grosso do Sul. “O maior foco da Ridesa, atualmente, é o melhoramento genético. Temos muito para pesquisar em cana-de-açúcar. Há áreas carentes e as parcerias, como a Embrapa, podem preencher este espaço”, disse.
A Ridesa, que realiza atividades de pesquisa há 17 anos, trabalha com 31 estações experimentais localizadas em pontos estratégicos nos estados onde a cultura da cana possui maior expressão. A Rede já desenvolveu e liberou 65 cultivares Ridesa Brasil (RB), espécies melhoradas geneticamente, para várias regiões do país.
“Em Mato Grosso do Sul, as cultivares RB são as mais plantadas. Com o potencial sucroalcooleiro em expansão, a incorporação do Estado, por meio dessas parcerias, é fundamental”, garante o pesquisador.
Segundo dados da Secretaria de Estado de Produção, Desenvolvimento Agrário e Turismo, até 2009 12 usinas deverão entrar em operação em Mato Grosso do Sul. Hoje, 11 estão em pleno funcionamento, responsáveis pela produção de 1,1 bilhão de litros de etanol.
Informações sobre o seminário, que é destinado a pesquisadores, professores, técnicos e produtores, podem ser obtidas pelo telefone (67) 3425-5122.