Mercado

Seminário da Unicamp avalia 30 anos de Proálcool

Para comemorar os 30 anos de criação do Proálcool, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza, nos dias 16 e 17 de novembro, o seminário “Etanol Combustível: Balanço e Perspectivas”. O evento reunirá especialistas do Brasil e do exterior, com o propósito de avaliar as conquistas obtidas pelo setor desde a criação do Proálcool. Outro objetivo é a discussão de questões técnicas e políticas relacionadas à ampliação, em larga escala, da produção de álcool no Brasil e no mundo.

Entre os conferencistas, que já confirmaram presença, estão: Ângelo Bressan Filho, diretor do departamento de Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); José Roberto Postali Parra, diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq); Plínio Nastari, presidente da Datagro; Luiz Carlos Correa de Carvalho, presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool, do Mapa; Isaías Macedo de Carvalho, da Unicamp; André José Lepsch, gerente comercial de Dutos e Terminais, da Transpetro.

A programação inclui uma mesa-redonda que abordará, especificamente, as perspectivas internacionais para a produção de bioetanol. O professor Lester Lave, da Universidade de Carnegie Mellon, fará a palestra “Perspectivas da Substituição da Gasolina por Bioetanol nos Estados Unidos” e Francisco Rosillo-Calle, do Imperial College, falará sobre “A Experiência Européia no Uso de Biocombustíveis”.

Organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Estratégico (Nipe), da Unicamp, o seminário é dirigido aos agentes envolvidos diretamente no setor sucroalcooleiro, como empresas públicas e privadas, instituições governamentais, pesquisadores, universidades, ONGs, associações e federações, entre outros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefones (19) 3289-3125, 3289-5499 ou 3289-7787 ou pelo e-mail [email protected] .