Cerca de 400 pessoas participaram do Seminário Anual da Biocana, realizado dia 21 de agosto, no teatro municipal de Catanduva, SP. Na oportunidade, os participantes discutiram temas referentes ao desenvolvimento e capacitação profissional do setor sucroalcooleiro.
Especialistas traçaram um panorama do setor que avança no processo de mecanização das lavouras de cana-de-açúcar dando especial enfoque aos programas desenvolvidos pelas iniciativas pública e privada no sentido de qualificar mão-de-obra para este setor.
Em discurso de abertura, o presidente da Biocana, Luciano Sanches Fernandes, ressaltou o trabalho desenvolvido pelas usinas e enfatizou a necessidade de possibilitar novas oportunidades através de treinamentos e também valorizar a mão-de-obra do campo. “Este caminho da capacitação e formação de profissionais técnicos é sem dúvida o mais correto, porém deve ser feito com a inclusão da maior parte possível de cortadores de cana neste novo modelo produtivo”.
A última palestra foi feita pelo presidente da Unica, Marcos Sawaya Jank, que falou sobre as perspectivas para o setor e a necessidade de uma matriz energética consistente e duradoura sob a perspectiva econômica e de sustentabilidade. O evento foi encerrado com agradecimentos feitos pelo presidente da Biocana e com a entrega de placas de homenagens aos palestrantes e promotores do Seminário.
O seminário foi realizado em parceira com a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) e Sindicato Rural de Catanduva, com o apoio da Associação de Fornecedores de Cana da região.