Mercado

Sem-terra ocupam obras de usina da ETH Bioenergia em SP

Pelo menos 500 manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram, na manhã desta terça-feira (10), o canteiro de obras da usina Conquista do Pontal, da ETH Bioenergia, braço do grupo Odebrecht, em Mirante do Paranapanema, no oeste paulista.

Após interromper as obras de construção da unidade o grupo montou barracos na área descampada. O MST, que lidera um movimento contra a monocultura de pinus, eucalipto e cana-de-açúcar, não estabeleceu prazo para deixar a Usina.

A Polícia Militar foi acionada e acompanhou a ocupação sem intervir. A EHT divulgou nota dizendo que já entrou com o pedido de reintegração de posse. A usina vai processar cana-de-açúcar, plantada numa área de aproximadamente 160 mil hectares, para produção de etanol e bioenergia.

A ETH foi criada pela Organização Odebrecht em 2007, quando adquiriu a usina Alcídia, em Teodoro Sampaio, na região paulista do Pontal do Paranapanema. Além de São Paulo, o grupo também possui investimentos nas regiões de Caçu, em Goiás, e de Nova Alvorada do Sul, no Mato Grosso do Sul.

A empresa planeja investir R$ 5 bilhões nos três estados, onde deverão ser erguidas 10 grandes usinas que utilizarão área agrícola de 600 mil hectares. O objetivo da ETH é figurar entre as maiores empresas mundiais do segmento até 2014.