Mercado

Secretário participa de reunião da cadeia produtiva do etanol

O secretário de Estado Alberto Duque Portugal ressalta o apoio à capacitação e qualificação de profissionais para o setor da cadeia produtiva de etanol

Secretário de Estado, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Alberto Duque Portugal esteve em Uberaba ontem, com o objetivo de participar de reuniões com entidades de ensino superior e representantes da política de qualificação profissional da cadeia produtiva de etanol.

Estavam no encontro o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Francisco de Assis Pereira, e representantes da Fiemg, Senai, Senac, Sesi, Senar, Sest-Senat, Grupo Prominp da Petrobras, Feti, Sindicato do Açúcar e Álcool de Minas Gerais, Aciu e Cefet. As entidades de ensino superior e pesquisa Uniube, Fazu, Cefet, Epamig, UFTM e A.P.L. de Biotecnologia e Coordenação do Parque Tecnológico Uberaba também participaram.

O secretário de Estado Alberto Duque Portugal fez questão de ressaltar o apoio à capacitação e qualificação de profissionais para o setor da cadeia produtiva de etanol. “Este programa é um esforço integrado que envolve as secretarias de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Social, juntamente com prestadoras de serviços ligadas ao setor. Percebemos a importância da produção de etanol para Minas Gerais e, principalmente, para a região do Triângulo Mineiro”, ressalta.

Para o prefeito Anderson Adauto, é de suma importância identificar as necessidades de cada segmento por meio da capacitação de mão-de-obra que atenda a demanda exigida atualmente.

Nas reuniões foram apresentadas propostas das entidades presentes que levantaram como deve ser dividida a qualificação profissional dos trabalhadores nas diferentes ocupações do processo industrial.

Segundo a representante do Sindaçúcar/MG, o Estado de Minas Gerais é um dos que mais cresceram na produção de etanol nos últimos cinco anos, com 22,59% de produção do país, gerando para a safra 2008/2009 quarenta mil empregos diretos.