Mercado

Secretário do Mapa destaca importância do Simtec para o setor

O Brasil não pode descuidar das áreas de pesquisa e de desenvolvimento industrial para continuar se mantendo um líder mundial. Esta opinião é do secretário de Produção e Agroenergia do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Linneu da Costa Lima, que esteve visitando o Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira (Simtec), encerrado na sexta-feira, 21 de julho, em Piracicaba, SP. Linneu Lima elogiou a organização do Simtec e destacou a importância de eventos deste porte para o país. “O Brasil só tem a ganhar com eventos que incentivem o desenvolvimento de nossa indústria sucroalcooleira”, enfatizou.

Segundo o coordenador-geral do Simtec 2006, José de Jesus Vaz, a mostra superou as expectativas, recebendo mais de 23 mil pessoas e totalizando mais de R$ 300 milhões em negócios fechados ou iniciados durante a feira. “O Simtec irá gerar cerca de R$ 1,5 bilhão em negócios para a região de Piracicaba nos próximos quatro anos”, afirmou. Além de visitantes de diversos Estados brasileiros, o evento, realizado durante quatro dias – de 18 a 21 de julho – contou com a presença de delegações dos Estados Unidos, Alemanha, Costa Rica, Barbados, Peru, Uruguai, entre outros países.

Em sua edição 2006, o Simtec 2006 sediou pela primeira vez o Simpósio sobre Biotecnologia na Cana-de-Açúcar (Simbio), que foi realizado a partir de uma parceria com a Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz” (Fealq). A cana transgênica e a hidrólise do bagaço e da palha, para a produção de álcool, foram alguns destaques da programação de palestras. O Simtec foi realizado pelo Simespi – sindicato das indústrias metalúrgicas e mecânicas de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras -, Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana), Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e Prefeitura de Piracicaba.