Ações de Saúde e Segurança nos Transportes para cana-de-açúcar foi tema do primeiro workshop sobre SST por videoconferência realizado pela União da Indústria da Cana-de-açúcar (UNICA).
O evento online aconteceu na quinta-feira (16) e contou com 172 participantes e mais de 100 empresas representadas, com o apoio do Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de São Paulo (SIAESP) e do Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado de São Paulo (SIFAESP).
Elimara Sallum, consultora para assuntos sindicais e trabalhistas da UNICA, compartilhou pesquisas de ações de SST no transporte de cana; Alexandre Vieira, gerente de segurança da São Martinho, falou sobre sala de luminoterapia, e João Piccini, coordenador de SSO da Cofco, compartilhou experiência com a utilização de simuladores de treinamento.
LEIA MAIS > Usina poupou 350 mil reais com o economizador da caldeira
O workshop ainda contou com a participação de Rogerio Luz, especialista em transportes da BP Bunge, que falou sobre as câmaras de fadiga; Kleber Oliveira, engenheiro agrônomo da Batatais, que palestrou sobre sistemas de rastreamento; Claudinei Nogueira, gerente de RH da Pedra Agroindústria, que falou sobre controle de velocidade; Renan Bazzo, engenheiro de segurança do trabalho da Diana Bioenergia, que comentou sobre matriz de severidade, e Herbert Scheid, coordenador de logística agrícola da Raízen, que falou sobre os padrões básicos de equipamento.
“O workshop demonstrou a variedade de ferramentas que o setor dispõe para garantir a segurança daqueles que fazem o transporte da cana. Sinaliza também os investimentos contínuos em tecnologia e inovação de processos para o aperfeiçoamento das relações Capital/Trabalho”, analisa Sallum.