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São Martinho encerra primeiro trimestre com lucro

A São Martinho S.A., um dos maiores conglomerados nacionais na produção de álcool e açúcar, fechou o primeiro trimestre da safra 2007/2008 registrando receita líquida de R$ 174,6 milhões e lucro bruto R$ 16,1 milhões.

O cenário internacional, que apontou para a queda nos preços médios de venda de açúcar e álcool, afetou o desempenho de todo o setor sucroalcooleiro brasileiro, incluindo a São Martinho. Por causa disso, a receita líquida ficou 10,8% abaixo da registrada no mesmo período do ano passado. Também contribuiu para isso a desvalorização do dólar em relação ao real.

A expectativa, entretanto, é positiva e de reversão do quadro para os próximos trimestres. Já em julho de 2007, por exemplo, os preços de açúcar apresentaram recuperação, ficando aproximadamente 8% mais altos que a média do primeiro trimestre do ano-safra 2008.

“A queda nos preços foi parcialmente compensada pelo aumento no volume de vendas de álcool anidro e hidratado e de açúcar”, explica o diretor financeiro e de Relações com Investidores da São Martinho, João Carvalho do Val. “De uma forma geral, estamos otimistas em relação aos próximos meses. O mercado já está dando sinais positivos e permanecemos em nossa trajetória de investimentos”, afirma.

Essa política do grupo já pôde ser sentida em julho, quando o Conselho de Administração da São Martinho aprovou a aceleração dos investimentos a serem realizados na Usina Boa Vista, em construção em Goiás, aumentando sua capacidade de moagem de cana em 400 mil toneladas.

Em abril, a Companhia, por meio da Etanol Participações S.A., adquiriu 41,67% da Usina Santa Luiza S.A e da Agropecuária Aquidaban, que produz 1,5 milhão de toneladas de cana por ano.

O resultado financeiro da São Martinho apresentou expressiva melhora, evoluindo de um resultado líquido negativo de R$ 7,4 milhões no primeiro trimestre do exercício de 2007, para R$ 6,4 milhões no mesmo trimestre de 2008. As principais razões para a melhoria referem-se aos ganhos com operações de hedge realizadas pela Copersucar, além do aumento de receitas financeiras em função da emissão primária de ações realizada pela São Martinho S.A em fevereiro de 2007.

A receita líquida das vendas de açúcar apresentou um decréscimo de 9,7%, atingindo R$ 76,7 milhões no primeiro trimestre do ano-safra 2008, em comparação com os R$ 84,9 milhões registrados no mesmo período do ano anterior. Isto ocorreu principalmente em razão da considerável queda nos preços médios tanto no mercado doméstico quanto no externo de 40,6% e 41,6%, respectivamente, parcialmente atenuado pelo maior volume exportado no período.

A receita líquida das vendas de álcool hidratado atingiu R$28,3 milhões no primeiro trimestre do exercício de 2008 – uma redução de 28,8% em comparação ao primeiro trimestre de 2007. Essa queda ocorreu devido à diminuição dos preços tanto no mercado doméstico (24,4%) quanto no mercado externo (18,9%). Já a receita líquida das vendas de álcool anidro totalizou R$ 62 milhões neste primeiro trimestre, mantendo-se praticamente estável em relação ao mesmo período do ano passado.