O grupo São Martinho S.A. fechou o segundo trimestre da safra 2007/08 registrando receita líquida de R$ 179,1 milhões e lucro de R$ 13,7 milhões, informou a empresa em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O cenário internacional, que apontou para a queda nos preços médios de venda de açúcar e álcool, afetou o desempenho de todo o setor sucroalcooleiro brasileiro, incluindo a São Martinho. Por causa disso, a receita líquida ficou 31% abaixo da registrada no mesmo período do ano passado. Também contribuiu para isso a desvalorização do dólar em relação ao real.
O resultado financeiro líquido ficou praticamente estável em comparação com o mesmo período do ano passado, com leve queda de apenas 2,5%. Por outro lado, no acumulado no ano esse resultado apresentou melhoria significativa passando de uma despesa líquida de R$ 11,6 milhões para uma receita de R$ 2,1 milhões.
A Usina São Martinho finalizou sua moagem da safra 07/08 em 22 de outubro. Foram 6,76 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processada, volume praticamente igual ao realizado na safra 06/07, que totalizou 6,74 milhões de toneladas. A moagem diária efetiva atingiu o recorde de 41.787 toneladas, resultado dos investimentos em aumento da eficiência na área industrial.
Durante o segundo trimestre da safra 2007/2008, os preços médios do álcool anidro e hidratado, no mercado doméstico e internacional, apresentaram forte retração ao compararmos com o segundo trimestre da safra passada. O excesso de oferta do produto no mercado brasileiro afetou negativamente os preços.
Por outro lado, verificou-se que, no mercado interno, o consumo de álcool está crescendo acima das expectativas, devido ao efeito combinado do aumento da frota de carros flex-fuel e da redução do preço do álcool ao consumidor final. Do início do ano até meados de outubro, o consumo do álcool já havia crescido 30% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a 8,3 bilhões de litros, segundo a União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Única). Na entressafra, o estoque deve ser 27% menor do que na entressafra do ano passado, o que pode levar a um aumento de demanda e conseqüente elevação do preço do produto.
A receita líquida das vendas de álcool hidratado atingiu R$ 37,7 milhões no segundo trimestre do exercício de 2008 – uma redução de 4,2% em comparação ao segundo trimestre de 2007. Apesar da queda dos preços médios do produto de 29,2% e 24,1% no mercado interno e externo, respectivamente, houve aumento no volume vendido de álcool hidratado no mercado interno e externo em 32,5% e 34,3% respectivamente, uma vez que o grupo São Martinho aumentou sua produção de álcool em detrimento ao açúcar.
Já a receita líquida das vendas de álcool anidro totalizou R$ 48,3 milhões neste segundo trimestre, apresentando uma redução de 30,8% em comparação ao mesmo trimestre do ano passado. Mais uma vez, a queda de 29% nos preços médios do produto no mercado internacional puxou para baixo a receita.
Em 22 de outubro a Companhia anunciou a contratação de um diretor vice-presidente. Fábio Venturelli, um executivo com mais de 18 anos de experiência nas áreas de Gestão Corporativa, Gerenciamento de Negócios Globais e Gerenciamento Comercial – Marketing e Vendas, na indústria de produtos químicos e plásticos, terá por missão ampliar a atuação da empresa nos mercados interno e externo, e buscar alternativas de novos negócios que atenuem a sazonalidade da indústria de açúcar e álcool.