Mercado

São João constrói usina moderna e modular em Quirinópolis

Com projeto moderno e modular, a nova unidade da Usina São João de Araras, que está sendo construída em Quirinópolis, Goiás, inicia sua primeira safra em junho de 2006, com a estimativa de moer 500 mil toneladas de cana, fábricar 780 mil sacas de açúcar e 23 milhões de litros de álcool. Nesta primeira etapa, a meta é atingir uma moagem de 1,500 milhão de toneladas de cana nos próximos três anos.

Segundo o diretor da empresa, José Ieda Neto, com layout modular será possível ampliar a usina sem “traumas”. A extração será pelo sistema de difusor que terá a capacidade de processar 12 mil toneladas de cana por dia.

A nova unidade prevê a cogeração de energia com a instalação de uma Caldeira AMD Aquatubular Monodrum, considerada uma das maiores caldeiras monodruns do mundo que queimam bagaço de cana. O projeto é da empresa Caldema, em parceira com a Thermocal Engenharia. A caldeira será acionada pela turbina TGM TME35000A, considerada uma das maiores no setor sucroalcooleiro, com capacidade de produzir 41.500 kW de potência e operar em 250 t/h, 480°C e 67,6 kgf/cm².