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Santos terá terminal para álcool

Uma parceria entre Crystalsev, Cargill e Ultracargo (controlada pelo grupo Ultra) colocará em operação, a partir de dezembro, o Terminal Intermodal de Santos (TIS), no porto de Santos (SP).

O terminal conta com estrutura independente para embarcar álcool – a primeira plataforma exclusiva para esse tipo de produto no mundo -, um para óleos vegetais e outro para produtos químicos. Os investimentos das companhias, na primeira fase do projeto, devem atingir US$ 40 milhões.

“Teremos vários produtos em uma mesma estrutura no TIS, com administração e manutenção únicas que ficará sob responsabilidade da Ultracargo”, afirmou João Carlos de Figueiredo Ferraz, presidente da Crystalsev.

A estrutura para o embarque exclusivo de álcool é o primeiro do mundo, afirmaram especialistas do setor. “Os embarques desse combustível são feitos atualmente por terminais adaptados. Santos já tem dois terminais desse tipo”, explicou Ferraz.

O Terminal de Álcool de Santos (Teas), que faz parte da estrutura do TIS, consumiu investimentos de US$ 10 milhões, realizados em parceria entre a Crystalsev, Cosan e Nova América, e terá capacidade de armazenagem de cerca de 40 milhões de litros na primeira fase.

A estrutura conta com quatro tanques com capacidade para 5 milhões de litros de álcool cada e outros dois tanques, com capacidade para 10 milhões de litros cada. Na segunda fase, a partir de 2005, o terminal ganhará novos tanques com capacidade total para armazenagem de outros 40 milhões de litros de álcool.

No primeiro ano de operação, o terminal terá capacidade para escoar 1 bilhão de litros de álcool, volume que deverá dobrar no segundo ano. Com um terminal exclusivo para álcool, o setor sucroalcooleiro ganha com uma maior agilidade nos embarques.

“Hoje há uma demora de até dez dias para o carregamento dos navios. A nova estrutura permitirá que os trabalhos sejam feitos em dez horas”, explicou Ferraz.

No país, os embarques de álcool são realizados com maior freqüência pelos portos do Nordeste, Santos e Paranaguá (PR).

Os investimentos para a estrutura do terminal de óleos vegetais da Cargill foram de cerca de US$ 5,2 milhões, informou Hermes Anghinoni, gerente de portos da múlti americana.

Esses investimentos foram feitos em parceria com a Coinbra, explicou o executivo. “Esse terminal vai permitir a mudança do fluxo logístico do óleo vegetal”, disse Anghinoni. Neste primeiro ano de operação, as esmagadoras deverão escoar 300 mil toneladas do produto. Se for agregado embarques de óleo vegetal de outras empresas, a capacidade subirá mais 100 mil toneladas.

A capacidade de tancangem deste terminal será de 38 mil toneladas, distribuídas em sete tanques de 5 mil toneladas cada e um tanque de 3 mil toneladas. Também pioneira neste tipo de terminal no país, a Cargill poderá concentrar em Santos todos os embarques de óleo que eram feitos por Paranaguá (PR) de sua produção de suas unidades do Centro-Sul do país.

“Vamos ganhar em escala na redução do frete”, disse Anghinoni. O executivo calcula que a Cargill terá uma economia de 25% a 30% com a nova estrutura em Santos.

“Estamos firmando essa parceria dentro de um conceito interessante, que reúne três fortes investidores em estrutura logística”, disse Eduardo de Toledo, superintendente da Ultracargo.

O terminal da Ultracargo terá capacidade de armazenagem de 33,5 mil metros cúbicos de produtos químicos. “Teremos uma forte estrutura de segurança, com radares”, afirmou Toledo.

Com expertise em administração e estrutura de terminais, a Ultracargo assumirá a administração do TIS. No país, a companhia possui terminais para produtos químicos em Camaçari (BA), Suape (PE) e Paulínia (SP).

De acordo com Toledo, as três companhias pretendem realizar, partir de 2005, programas de expansão de suas plataformas, conforme o aumento da demanda. “Serão investimentos menores, uma vez que os aportes pesados foram feitos nesta primeira etapa”, afirmou o executivo.