Mercado

Santelisa Vale adia para 2009 a abertura de capital

O desequilíbrio mundial nas bolsas de valores e a crise no mercado de capitais adiaram os planos do grupo Santelisa Vale, que pretendia negociar suas ações na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) este ano. A abertura de capital deverá ocorrer apenas em 2009.

O grupo Santelisa Vale, oriundo da fusão da Companhia Açucareira Vale do Rosário e da Companhia Energética Santa Elisa, possui cinco usinas em São Paulo e prevê a moagem de 18 milhões de toneladas de cana na safra 2008/09, que começa na primeira semana de abril. A estimativa é 8% superior ao volume do último ciclo.

A produção de açúcar deve atingir 25 milhões de sacas de 50 quilos. Já a de álcool pode chegar a 770 milhões de litros. As usinas devem gerar, a partir do bagaço da cana, 420 mil Mwh de energia elétrica ao ano, o que poderia abastecer uma cidade de 1 milhão de habitantes.

De acordo com o presidente do grupo, Anselmo Lopes Rodrigues, o cenário do setor não foi favorável em 2007, mas acredita na recuperação este ano. “Principalmente pela procura cada vez maior por soluções em energia limpa e renovável”, afirma.

A companhia projeta investimentos da ordem de R$ 2,2 bilhões para os próximos anos, com a implementação de novas unidades em parceria com fundos internacionais, como Global Foods, Carlyle/Riverstone, Goldman Sachs, DiMaio Ahmad e Discovery Capital.