Mercado

Santander espera liberar R$ 90 mi em créditos na Agrishow

O Banco Santander pretende liberar cerca de R$ 90 milhões em linha de crédito para os produtores rurais durante a 15ª Feira Internacional da Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), que começou hoje em Ribeirão Preto (SP). Conforme o superintendente comercial de Agronegócios do Santander, Walmir Segatto, o objetivo é repetir o mesmo desempenho do ano passado.

Segatto explicou que, após três anos de crise, o mercado agrícola apresenta cenário favorável para praticamente todas as commodities, com boas perspectivas de resultado, seja por causa do aumento de produtividade, seja em relação a preço ou aumento de demanda. O Santander já tem oito participações consecutivas na Agrishow, comercializando tratores, colheitadeiras e implementos, entre outros itens.

O superintendente avalia que a atividade agrícola é de alto risco e, por isso, o banco tem por princípio conceder crédito atrelado à contratação de seguro rural. Segundo ele, a intenção é ampliar, cada vez mais, os financiamentos cobertos com seguro. Para os produtores paulistas, por exemplo, os seguros custam apenas 25% do prêmio por causa das subvenções governamentais.

Abertura

O presidente do Conselho Consultivo da Agrishow 2008 e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, abriu hoje a 15ª edição da Agrishow. Também participam da abertura da feira o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP); o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvio Crestana; o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Fábio Meirelles; o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, João Sampaio, entre outras autoridades. (Gustavo Porto)