Depois de anunciar um investimento da ordem de R$ 860 milhões para a construção de duas usinas de açúcar e álcool em Minas Gerais, a Cia. Energética Santa Elisa, de Sertãozinho (SP), está planejando abrir seu capital a partir de 2007. O objetivo é financiar a expansão do grupo no país.
As duas novas unidades, que deverão entrar em operação a partir da safra 2008/09, deverão processar em cada unidade 2,5 milhões de toneladas de cana por safra.
O grupo também está criando uma holding, a Companhia Nacional de Açúcar e Álcool, que deverá controlar os novos projetos de usinas da companhia.
A abertura de capital facilitará a captação de recursos para empresa financiar sua expansão. No último dia 14, a companhia assinou protocolo de intenção do empreendimento na Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais para a construção de duas unidades produtoras nas cidades de Ituiutaba e Campina Verde, localizadas no Triângulo Mineiro, região considerada nova fronteira agrícola para cana no Estado.
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) deverá ser o agente financiador das duas novas usinas do grupo nesta primeira fase do projeto.
Com faturamento de R$ 630 milhões na safra 2005/06, a companhia inaugura no próximo mês sua segunda usina produtora de açúcar e álcool, a Continental, na cidade de Barretos (SP). Essa unidade tem capacidade para processar 2 milhões de toneladas de cana por safra. Mas neste primeiro ano de operação deverá moer cerca de 350 mil toneladas.