Mercado

Sampaio quer pressão sobre orçamento

Ribeirão Preto – O secretário de Agricultura de São Paulo, João Sampaio, reuniu-se com 11 secretários estaduais de sua pasta, na Agrishow, para discutir formas de pressionar o governo federal a liberar na íntegra R$ 265 milhões incluídos no orçamento para defesa agropecuária, dos quais boa parte está contingenciada. A pressão começa hoje na Expozebu, em Minas Gerais.

Segundo Sampaio, o governador mineiro, Aécio Neves, levará ao presidente Lula, que deverá comparecer ao evento, a preocupação com a liberação integral dos recursos. “É uma preocupação do país, não só da agricultura”, disse. Outra preocupação são as questões socioambientais em torno da expansão da cana-de-açúcar no país.

Até o fim de maio, o governador José Serra terá uma proposta para antecipar o fim das queimadas de cana. Pela lei estadual, em vigor em 2002, a queimada nas áreas mecanizáveis deve ser eliminada até 2021; nas áreas não-mecanizadas até 2031. Esses prazos deverão ser revistos, mas uma proposta com a redução e como os trabalhadores serão remanejados está em discussão. Segundo Sampaio, o Estado já definiu que novas áreas para cana não deverão ter queimadas. Institutos de pesquisas também trabalham com variedades de cana que usam menos água e adubos. (MS)