Quem visitar o “Labirinto Canavial” – estande do Projeto AGORA no Salão do Automóvel entre 27 de outubro e 7 de novembro, terá a oportunidade de conhecer dois pilotos da Stock Car. Nonô Figueiredo e Valdeno Brito, que integram a equipe Cosan Mobil Super Racing, vão participar de quatro tardes de autógrafos e estarão à disposição dos entusiastas da principal categoria do automobilismo nacional.
Os pilotos farão sessões de autógrafos nos dias 2, 3, 4 e 5 de novembro, das 18h às 19h. O paulista Nonô Figueiredo, que disputa a Super Final da temporada Stock Car de 2010, estará no estande do AGORA dia 2 (terça-feira) e 3 (quarta-feira). Já o paraibano Valdeno Brito, que neste ano já ganhou duas provas, participa nos dias 4 (quinta-feira) e 5 (sexta-feira).
“A Stock Car voltou a utilizar etanol este ano, lançando um novo motor para esse fim. Foi uma volta à tradição da categoria, que competiu com etanol por 19 anos até passar a utilizar gasolina em 2000. A presença dos pilotos é muito importante, até porque ninguém melhor do que eles para comentar a melhora do desempenho que o etanol proporciona, não só em competições mas também no dia-a-dia dos motoristas,” afirma Adhemar Altieri, diretor de Comunicação Corporativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), uma das associações que compõem o Projeto AGORA.
No estande do Projeto AGORA, de 430 m2, estarão em exposição um carro da Stock Car, um da Fórmula Indy, a pick-up Mitsubishi pilotada por Klever Kolberg que ficou em segundo lugar na edição deste ano do Rally dos Sertões e um exemplar do primeiro carro da categoria dos “superesportivos” a adotar a tecnologia flex, um Bentley Continental SuperSports. O carro é considerado o flex mais avançado do mundo.
A Fórmula Indy, a Stock Car e a fórmula Future Fiat, lançada este ano e idealizada e apadrinhada pelo piloto brasileiro Felipe Massa, são todas categorias que utilizam somente etanol como combustível. No Rally dos Sertões deste ano, os primeiros quatro colocados competiram com etanol. Em janeiro, Klever Kolberg foi o primeiro piloto a participar do maior rally do mundo, o Rally Dakar, com um carro movido exclusivamente a etanol. O combustível foi transportado do Brasil e disponibilizado ao longo do trajeto, na Argentina e no Chile, para uso da equipe de Kolberg.
Labirinto Canavial
Neste ano em que o Salão Internacional do Automóvel comemora seus 50 anos, a cadeia produtiva da cana-de-açúcar terá um estande repleto de alta tecnologia destacando o etanol, a cana-de-açúcar e o sucesso do carro flex. Além disso, oferecerá ao público a possibilidade de ganhar um carro flex zero km.
Para participar, é preciso comparecer ao estande do Projeto AGORA e visitar o “Labirinto Canavial,” um espaço com telas interativas espalhadas por um canavial, com cana de verdade. O participante precisa, antes, se cadastrar em terminais específicos, no próprio estande, ou com antecedência, pelo site www.labirintocanavial.com.br. Os pré-cadastrados via site agilizam sua participação, pois só precisarão digitar seu número de CPF para iniciar o jogo