Minas Gerais colherá safra recorde de cana-de-açúcar este ano através do aumento de 12,6% em relação ao período em 2009. A moagem prevista será de 56,2 milhões de toneladas. As estimativas foram divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Ministério da Agricultura. Segundo a previsão, a produção de etanol nesta safra crecerá 11,5% e chegará a 2,5 bilhões de litros.
Já produção de açúcar será de 3,2 milhões de toneladas. Um crescimento de 20,8%. Minas é o segundo maior produtor nacional de açúcar e terceiro produtor de etanol.
Das 43 usinas de cana-de-açúcar em funcionamento no Estado, 23 foram implantadas na gestão do ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado, e do governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, que estiveram no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba nesta segunda-feira (26/07), visitando as cidades de Araguari, Iturama e Araxá.
Os investimentos do setor no Estado somam R$ 10,1 bilhões viabilizados desde 2003, gerando 60,7 mil empregos diretos, principalmente, no Triângulo Mineiro, onde se concentra a maior parte das usinas.