Mercado

Sabarálcool prevê produção 25% maior na safra 2008/09

A usina Sabarálcool espera moer 2,5 milhões de toneladas de cana na safra 2008/09, um crescimento de 25% em relação ao ciclo passado, quando foram esmagadas 2,07 milhões de toneladas. Na safra 2007/08, a companhia paranaense processou 33% a mais do que em 2006/07 (2,02 milhões/ton).

De acordo com o diretor Comercial e Industrial do Grupo, Ricardo Albuquerque Rezende Filho, o crescimento é fruto de investimentos em produtividade de cana-de-açúcar por hectare. “Isso significa, na prática, a redução de custos operacionais e o aumento da competitividade da empresa nos mercados interno e externo”, disse Rezende. A usina também foi beneficiada pelo longo período de estiagem, o que favoreceu a colheita.

A previsão de moer 2,5 milhões de toneladas na safra 2008/09 faz parte dos planos do Grupo, que pretende chegar a 2013 com uma produção de 6 milhões de toneladas.

Preços desfavoráveis

Para compensar o preço desfavorável do açúcar na safra passada, a empresa teve que investir no controle do estoque de passagem do álcool, combustível que, segundo Rezende, teve preços “menos piores”. “Só não foi pior devido a retenção dos estoques que fizemos durante a safra e que só agora começamos a desovar”, disse.