Mercado

Sabarálcool apóia programa ambiental em escolas municipais

Com o apoio e patrocínio da Sabarálcool S/A – Indústria de Açúcar e Álcool -, um projeto sobre conscientização ambiental começa a sair do papel nas escolas municipais de Engenheiro Beltrão, região Centro Oeste do Paraná. Trata-se da “Semana do Meio Ambiente”, programa idealizado pela auxiliar de enfermagem do trabalho da usina, Edineide Tagino da Silva, em parceria com outras duas acadêmicas do curso de pedagogia da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), Eliange Dal Pont e Luciana Aparecida Barotto.

As três decidiram colocar o projeto em prática como forma de consolidá-lo como monografia de conclusão de curso. Edineide explica que, uma vez planejada, a semana do meio ambiente foi logo aceita em duas escolas da região: Castelo Branco (Engenheiro Beltrão) e João Varella (no distrito de Ivailândia). A ação das acadêmicas teve duração de junho a julho deste ano, trabalhando sempre com crianças do pré, primeiras e segundas séries do ensino fundamental.

Para os alunos da segunda série, a Sabarálcool disponibilizou um ônibus para que eles fossem levados até a fábrica de papel Cristo Rei, em Campo Mourão. Lá, eles puderam verificar como a reciclagem é importante para o meio ambiente. “Explicamos que sem a reciclagem as árvores são usadas para fazer o papel. Acredito que eles entenderam a mensagem”, disse Edineide.

Outra célula do projeto é a “Patrulha Ecológica”. Ou seja, em cada escola os alunos elegem seus fiscais para que observem o comportamento do restante das crianças durante o recreio. A intenção é despertar para uma crítica construtiva de respeito ao meio ambiente. A Sabarálcool confeccionou coletes para os ‘pequenos fiscais’. “Acreditamos que as duas escolas mantenham o programa a partir do ano que vem. Demos o primeiro passo. Agora o restante é com a direção desses estabelecimentos”, observou Edineide.

Banner Revistas Mobile