Mercado

Rússia chega a acordo preliminar sobre importações

Os ministérios do Desenvolvimento Econômico e da Agricultura da Rússia chegaram a um acordo preliminar sobre as importações de açúcar bruto em 2004, com a imposição de uma taxa única flutuante, afirmou o ministro do Desenvolvimento Econômico da Alemanha, segundo a F. O. Licht. A taxa substituirá o sistema atual de quotas anuais de importação vendidas em leilão. O Ministério da Agricultura defendia a preservação da quota de importação com tarifa menor, sugerindo um patamar de 3,2 milhões a 3,5 milhões de toneladas, abaixo dos 3,95 milhões de toneladas estabelecidos para este ano. Já o Ministério do Desenvolvimento favorecia uma taxa de importação única, o que representaria avanço nas conversações para a entrada do país na OMC – Organização Mundial do Comércio. A decisão será tomada pela comissão governamental para medidas protecionistas no comércio exterior e políticas de tarifas alfandegárias.

Pelo acordo preliminar, a tarifa oscilará de acordo com o preço praticado em Nova York, definida a cada trimestre sobre o preço interno no atacado de US$ 470 a tonelada. Pelo sistema atual, a tarifa está na faixa de 200 euros a tonelada.

De acordo com relatório do adido agrícola dos Estados Unidos na Rússia, as importações de açúcar bruto do país caíram 35%, para 3 milhões de toneladas nos primeiros nove meses do ano fiscal, diante do aumento de 11% na área plantada de beterraba e da queda de do consumo, diante de preços mais altos.

Banner Evento Mobile