Mercado

Rubens Ometto: “O cara que desliga o celular para o chefe não ligar, não gosta do que faz”

Apesar de fazer parte de uma família empreendedora, que criou do zero uma das maiores exportadoras de açúcar e álcool do mundo, Rubens Ometto começou sua carreira como executivo. Trabalho no banco Unibanco, como assessor da presidência, quando ainda era estudante de engenharia na Escola Politécnica da USP. Depois trabalhou na Votorantim, com José Ermírio de Moraes Filho, um dos seus maiores mentores. Aos 24 anos já era diretor financeiro da Votorantim.

Só depois de ter sucesso na carreira executiva, Ometto decidiu assumir os negócios da família e empreender. Aos 36 anos, tomou o comando da Cosan. Comprou briga com irmãos e mãe para tocar a empresa à sua maneira. Acreditava que a única forma de dar futuro ao patrimônio era reuni-lo em um grande grupo, sem interferência dos parentes. Além da família, comprou briga com a CVM, ao criar a Cosan Limited, num processo em que foi inocentado no último mês de julho.

Brigas à parte, a gestão Ometto tem gerado bons resultados. Quer números? O lucro da companhia, que foi de R$ 3,6 bilhões em 2006, chegou a R$ 30 bilhões em 2012.

No CEO Summit, nesta quinta-feira (24/10) em São Paulo, o empresário falou para uma plateia de empreendedores. Ele falou de seu modelo de gestão e deu dicas aos empresários. Anote aí:

Faça diferente

A primeira lição de Ometto é: pense diferente de todos os seus concorrentes. Segundo ele, desde sempre a Cosan procura pensar em soluções diferentes daquelas que os seus concorrentes possuem. “O tempo dependia de São Pedro, o preço dependia do governo e nós nunca aceitamos isso”.

Nunca aceite teorias prontas

Dentro da Cosan, “é assim porque é assim” é um termo proibido. Lá, o gestor tem que saber o motivo pelo qual as coisas da empresa acontecem. “Eu nunca aceitei as coisas serem porque elas são. Eu sempre tenho que saber o porquê das coisas e as respostas precisam ser racionais”.

Tenha uma boa equipe

Ometto atribui o sucesso da Cosan à escolhas certas que fez: capturou os melhores executivos do mercado e conseguiu, segundo ele, montar um time de primeira linha. “Eu brinco que eles trabalham e eu bato papo”. Para ele, é fundamental ter profissionais muito bem treinados e que possuem rendimento enorme.

Seja objetivo

Ser direto é pré-requisito para se dar bem na Cosan. Segundo Ometto, não há espaço para relatórios grandes e sem objetivos dentro da companhia.

Esteja sempre online

“O cara que desliga o celular para o chefe não ligar, não gosta do que faz”. Ometto revelou o seu caráter workaholic – o presidente do conselho e sócio-majoritário da Cosan afirma que o melhor horário para ligar para os funcionários é aos domingos no período da noite – quando a Rede Globo não passa novelas.

Noveleiro assumido, Ometto brincou e disse que os funcionários da empresa se sentem até esquecidos quando ele não liga nos finais de semana.”Acho que a Globo teria que ter novelas aos domingos”.

Seja ansioso e vaidoso; nunca seja pessimista

Seja ansioso para saber as novidades da empresa e vaidoso com os seus méritos. “Tem que contar e sentir orgulho do trabalho que faz”.