Mercado

Rio ganha o primeiro ônibus urbano brasileiro movido a mistura de biodiesel

Começa a circular em breve no Rio de Janeiro o primeiro ônibus urbano movido a mistura de biodiesel do Brasil. O veículo foi adquirido pela Real Auto Ônibus e fará a linha 121 (Central-Copacabana). É um projeto-piloto de programa criado pelo governo estadual em em parceria com empresas privadas e entidades de ensino e pesquisa.

O ônibus, da Volkswagen, foi apresentado hoje em cerimônia no Palácio Guanabara. É o primeiro de três veículos que atenderão a linha e deverão rodar até o final de fevereiro.

O Riobiodiesel é parte do Programa Nacional de Testes com Mistura de Biodiesel, coordenado pelo governo federal e que envolve todos os estados. O objetivo é comprovar a eficiência da adição do produto, obtido a partir de óleos vegetais e álcool, ao diesel convencional.

Produzido na Universidade Federal do Rio de Janeiro e analisado pelo Instituto Nacional de Tecnologia, o biodiesel é misturado ao diesel fornecido pela Shell. Depois, é armazenado em tanques na garagem da Real Auto Ônibus. O veículo rodará uma média diária de 240 quilômetros, numa rota de trânsito intenso, utilizando uma mistura de 95% de diesel comum e 5% de biodiesel.

Fonte de energia renovável

O biodiesel é uma fonte de energia renovável já que utiliza plantas como soja, mamona, dendê, babaçu e outras para sua produção. Segundo a Volkswagen, contribui para reduzir o consumo de petróleo, a poluição ambiental e a emissão de gases que causam oaquecimento do planeta.

Biodiesel em São Paulo

Além do Riobiodiesel, o Programa Nacional de Testes de Mistura de Biodiesel com uma frente de pesquisas em São Paulo, iniciativa da USP que tem apoio da MWM International, Cummins Latin America, Bosch e Esso. Os veículos realizam entregas no comércio da região de Ribeirão Preto.