Mercado

Revolucionário processo para produção de álcool a partir do bagaço

O processo DHR-Dedini Hidrólise Rápida – consiste na utilização do processo de hidrólise, transformando o bagaço da cana em açúcares que, fermentados e destilados, resultam em álcool.

A característica revolucionária do DHR se deve ao reduzido tempo da reação de hidrólise, apenas alguns minutos, em processo contínuo, possibilitando os mais elevados rendimentos, poucas operações unitárias, mínimo investimento e reduzido custo operacional.

O processo foi desenvolvido a partir do final da década de 80, em laboratório e em escala piloto, tendo sido plenamente confirmada a sua viabilidade técnico-econômica. No momento, está sendo instalada, em Usina de Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo, uma unidade semi industrial de 5.000 litros de álcool/dia, com recursos da Dedini, COPERSUCAR e FAPESP-Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e desenvolvimento Econômico.

Ao atingir o seu potencial, o DHR terá impacto de grande dimensão para o setor, possibilitando: duplicar a atual produção de álcool por hectare de cana colhida; competitividade internacional do álcool com a gasolina, a preços de petróleo inferiores a US$ 20/barril.

Serão apresentados: o que é o processo DHR e suas características principais; estágio atual e potencial; impacto na produção e produtividade, contribuição à oferta; impacto econômico; impacto ambiental.

José Luiz Olivério é vice-presidente de operações da Dedini S/A Indústria de Base