Mercado

Revelado o maior projeto de energia solar do mundo

Foi assinado hoje, na Califórnia, um acordo para a construção de um projeto de energia solar que deve ser o maior do mundo. O projeto, que deve durar vinte anos, deve gerar 500 MW de energia solar e selocaliza a 70 milhas de Los Angeles, Califórnia.O acordo prevê uma expansão para a geração de até 850MW.

A parceria, entre a SES (Stirling Energy Systems) e a SCE (Southern California Edison), estabelce a construção de uma estação geradora de energia solar com 4.500 acres, possuindo uma capacidade de geração maior que todos os outros projetos solares de todo o EUA.

A Stirlling Energy Systems Inc. (SES) é uma companhia que desenvolve equipamentos para usinas de geração de energia e também para a geração em sistmemas distribuidos, proveniente de fontes alternativas, como solar, biogás e hidrogênio.

“Em tempos onde o preço dos combustíveis fósseis é cada vez maior, assim como a preocupação com o aumento da concentração dos gases do efeito estufa na atmosfera, este projeto irá fornecer energia limpa para cerca de 278.000 residências por ano,” disse o presidente da SCE John Bryson.

“Estamos muito satisfeitos com os benefícios financeiros deste projeto, tanto para os consumidores como para o estado,” disse o chefe executivo da SCE, Alan Fohrer. “O contrato não depende de subsídios do estado e oferece um preço favorável para os consumidores”.

A tecnologia utilizada na concepção do projeto se chama “Stirling dish tecnology”, um sistema que utiliza espelhos agrupados em uma superfície que possui a forma de uma parabólica que focaliza a energia solar em um motor,o qual gera calor e é posicionado no ponto de foco dos espelhos. O motor converte a energia térmica solar em eletricidade.

Todo o processo de conversão de energia térmica solar em eletricidade, não utiliza água e nem libera emissões.