O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e região (Sindalquim) realiza no dia 14 de maio, quarta-feira, no Ministério do Trabalho, em São José do Rio Preto, uma mesa redonda com os representantes das usinas da região para definir o acordo coletivo do setor sucroalcooleiro.
Almir Aparecido Fagundes, presidente do Sindalquim, comenta sobre as principais reivindicações feitas pelo setor. “A reunião é uma forma de decidir, juntamente com todos os responsáveis por usinas da região, a base salarial para o ano de 2008 e o reajuste de anos anteriores. O reajuste que estamos reivindicando é de 5,78% correspondentes aos anos anteriores e 5% referentes ao ano de 2008”, diz Fagundes.
Da região de Catanduva, usinas como Colombo de Catiguá, Nardini de Vista Alegre, Ruette de Paraíso e Usina Itajobi de Marapoama terão representantes na reunião.
Espera-se que a negociação seja aceita pelos usineiros. “Se o reajuste de 10,78% (soma dos 5,78% reivindicados para os anos anteriores e 5% para 2008) for aceito, a categoria estará recebendo cerca de R$ 750 referentes ao salário de hoje que é de R$ 677”, explica Fagundes.