Mercado

Responsabilidade social empresarial é tema de seminário

Acontecerá na próxima terça, dia 10 no Auditório da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto (SP) — FEARP/USP, das 19h às 22h, o seminário Responsabilidade Social Empresarial: Sistema de Gestão e Certificação SA 8000.

Segundo os organizadores, o objetivo do seminário é apresentar um panorama geral da SA 8000, sua criação,estrutura, processo de implementação e certificação. Além disso, visando demonstrar a aplicabilidade da SA 8000 à realidade brasileira, será promovido um paralelo entre os requisitos da norma e exigências da legislação nacional, conforme atuação do Ministério Público do Trabalho.

A norma SA 8000 surgiu em 1997 e é cada vez mais reconhecida como um sistema de gestão capaz de melhorar as condições de trabalho de modo contínuo, em todo o mundo. Coordenada pela SAI (Social Accountability International), a SA 8000 está fundamentada nas Convenções e Recomendações da Organização Internacional do Trabalho, na Declaração dos Direitos Humanos e na Declaração Universal dos Direitos da Criança e é a primeira norma social passível de certificação similar às normas ISO 9000 e ISO 14000.

Palestrantes — Otávio Costa é gerente de vendas e responsável pela coordenação técnica das atividades de Auditorias de Sistemas de Responsabilidade Social – SA 8000 da DNV – Det Norske Veritas Ltda, empresa que atua em processos de certificação de sistemas da qualidade e responsabilidade social.

Rosmary Delboni é administradora de empresas com atuação destacada nas áreas de Sistemas de Informação e Recursos Humanos. Coordenou a equipe que implantou o Sistema SA 8000 na primeira agroindústria certificada no mundo. É diretora do Instituto Holus de Responsabilidade Empresarial, empresa que presta consultoria e assessoria para implementação de sistemas de gestão socialmente responsáveis.

Ricardo Garcia é procurador do Trabalho e Coordenador da Defesa dos Direitos indisponíveis da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região. Atua na investigação e combate a macro lesões do direito do trabalho, visando adequar a conduta das empresas e prevenir danos aos direitos sociais dos trabalhadores. Mais informações através do telefone: (16) 632-3536.