A notícia do fechamento da usina Santa Elisa, do grupo Raízen, localizada em Sertãozinho, no estado de São Paulo, e as especulações sobre possíveis encerramentos de unidades no Mato Grosso do Sul, causaram apreensão entre os trabalhadores das usinas instaladas em Rio Brilhante.
Diante da preocupação com a estabilidade do emprego e os impactos econômicos que eventuais fechamentos poderiam gerar, a Câmara Municipal de Rio Brilhante se mobilizou em busca de informações, relata a assessoria do Legislativo local.
Uma comitiva formada pelo vice-presidente da Casa, Rodrigo Laboissier, e pelos vereadores Adão Evandro, Jefinho e Dani Freitas, representou o Legislativo Municipal em uma reunião com representantes estaduais da Raízen. O objetivo foi esclarecer os rumores e tranquilizar os colaboradores das unidades locais: a Unidade Passa Tempo e a Unidade Rio Brilhante.
Reunião com a Raízen
Durante o encontro, os representantes da empresa garantiram que não há previsão de fechamento das usinas no município. A informação trouxe alívio aos trabalhadores e à comunidade local, fortemente ligada à cadeia produtiva sucroenergética.O vice-presidente Rodrigo Laboissier destacou a importância da parceria entre o Legislativo e a empresa:
“A Câmara continua sendo parceira da Raízen. Valorizamos os empregos gerados pelas usinas e reconhecemos sua contribuição essencial para o desenvolvimento econômico de Rio Brilhante. Nossa maior preocupação sempre será o bem-estar dos trabalhadores e o impacto que ações como essa podem causar no comércio e na economia local.”