Lançar cinco novos veículos no Brasil, atualizar as linhas Clio e Scénic e melhorar a imagem da marca no País. Esta é a estratégia da Renault para recuperar participação no mercado nacional nos próximos três anos.
O plano de reestruturação anunciado na quinta-feira passada pelo presidente mundial do grupo, o brasileiro Carlos Ghosn, promete uma reviravolta na maneira de conduzir a empresa, que desde de 1999 não promoveu nenhum grande lançamento no País.
Em março começam as vendas do novo Mégane Sedan e da versão Sport Way da minivan Scénic. No segundo semestre, será a vez da versão perua do Mégane. Mas a grande aposta da Renault ficará para 2007, quando a marca começa a vender as versões sedã e hatchback do Logan.
E é com o Logan, um carro barato que já faz sucesso no Leste Europeu, que a marca almeja conquistar 7% de participação de mercado em 2009. Todos esses modelos serão feitos em São José dos Pinhais, no Paraná, que vai receber investimentos de US$ 120 milhões este ano. O Laguna, veículo topo de linha da marca, que por hora deixou de ser importado, também será reestilizado na Europa. Esse novo Laguna também deve desembarcar aqui em 2007.
TROCA DE COMANDO
Em maio, ao assumirem os novos presidente da Renault do Brasil,JérômeStoll,e odiretor-geral adjunto da Renault America, Thierry Moulonguet, outras novidades deverão ser anunciadas pela companhia. Também é esperada renovação da linha Clio, que na Europajá estáuma geraçãoà frente da versão vendida no mercado brasileiro.Mas isso tambémsó deve acontecer em 2007.
Outra meta da Renault, esta para 2009, é trabalhar com a capacidademáxima nafábricade São JosédosPinhais, queé de 250 milunidades por ano – hoje a ociosidade é de cerca de 65%.
Para operar com 100% de capacidade, o atual presidente da Renaultdo Brasil,Pierre Poupel, afirma que o grupo também conta com a produção de carros da Nissan, empresa associada a montadora francesa.
HojeaNissan jáfabrica no Paraná a picape Frontier e o utilitárioesportivo XTerra, ambos modelos de pouca saída. Por isso, ganham mais força os rumores de que a marca de origem japonesa irá produzir um veículo compacto de maior volume.
BICOMBUSTÍVEL
Poupel disse ainda que a Renault está desenvolvendo um motor 2.0 16V bicombustível, que deverá ser lançado em 2007. O propulsor, que roda com álcool ou gasolina, deverá equipar as futuras versões da minivan Scénic e do Mégane Sedan topo de linha.