Mercado

Renault lança carro movido a etanol

A Renault, quinta maior montadora da Europa, apresentará um carro movido a etanol na Europa no próximo ano, em meio a demanda crescente para veículos movidos a combustíveis feitos a partir do milho, do açúcar ou de óleos vegetais.

A Renault, com sede me Boulogne-Billancourt, França, vai apresentar o carro no Salão de Paris, que começou ontem. O modelo Megane terá um motor capaz de ligar com E85, um combustível composto de 85% de etanol, segundo uma nota publicada no website da empresa. O carro estará disponível em 2007, coincidindo com a introdução de bobas de combustível a base de etanol nos postos da França, informou a Renault.

Os altos preços da gasolina, aumentados pelo aumentos dos preços do óleo bruto, e pela introdução de regras de poluição mais severas para reduzir a emissão dos gases que causam o efeito estufa estimularam a demanda por carros que são mais limpos e mais econômicos. A União Européia (UE) quer que cada tanque de combustível tenha um conteúdo de 5,75% de biocombustível antes de 2010.

A Renault informou na nota que prepara para o mercado uma linha completa de veículos compatíveis com o biocombustível. O intuíto da empresa é ter 50% dos carros movidos a gasolina que vende na Europa capazes de aceitar cobustível misturado com etanol. A empresa já vende os chamados carros “de combustíveis-flexíveis”, que podem rodar com gasolina, etanol ou uma mistura dos dois, no Brasil.

“Em termos de economia de combustível e emissões CO2, a linha da Renault está entre as mais eficientes no mundo hoje”, informou a montadora na nota, datada de 25 de setembro. “A empresa quer ter resultados ainda melhores, e por volta de 2008 venderá um milhão de carros que emitem menos de 140 gramas de CO2 por quilômetro”, seguhdo a nota.