Gente

Renato Pretti assume como CEO da Cerradinho para comandar novo ciclo

Paulo Motta, CEO nos últimos oito anos, passa a integrar agora o Comitê de Investimento e Estratégia

Renato Pretti assume como CEO da Cerradinho para comandar novo ciclo

O executivo Renato Pretti assume o cargo de CEO da Cerradinho Bioenergia substituindo a Paulo Motta, que encerra seu ciclo de oito anos no cargo.

Pretti assume o comando da CerradinhoBio para dar sequência ao fortalecimento da competitividade da empresa, ao seu plano de expansão e à maturação de investimentos que ele ajudou a estruturar e implementar. Há 14 anos no grupo, Pretti liderava a Diretoria de Novos Negócios, Planejamento Estratégico e Milho. Antes, também atuou na área comercial.

Nessa trajetória, Pretti liderou a concepção e a execução de projetos relevantes e transformadores para a CerradinhoBio, como a criação da Neomille, subsidiária da empresa dedicada à produção de etanol a partir de milho e produtos para nutrição animal.

A mudança de CEOs foi planejada pela companhia nos últimos dois anos, num processo de sucessão que buscou profissionais dentro e fora do grupo e foi suportado por assessoria especializada.

“Pretti conhece a nossa empresa e o nosso setor, tem aderência à nossa cultura e teve excelente performance à frente dos novos projetos que colocaram a CerradinhoBio no caminho do crescimento vigoroso e sustentável. A sua escolha é muito coerente com a visão de futuro que temos para a companhia”, diz Luciano Sanches Fernandes, presidente do Conselho de Administração.

“Ficamos muito felizes e orgulhosos em desenvolver talentos como o Pretti aqui na empresa e de termos agora uma ‘prata da casa’ como o escolhido para o posto de CEO”, afirma Sanches Fernandes.

“É uma honra assumir o cargo de CEO na empresa que compartilho valores e cuidou do meu processo de desenvolvimento. Agradeço ao Conselho de Administração pela confiança e ao Paulo Motta por todo o aprendizado nesses 8 anos trabalhando juntos. Também sou grato aos colaboradores da CerradinhoBio nessa jornada. Certamente, fortaleceremos ainda mais nossas operações atuais e continuaremos nossa história de expansão em bioenergia e alimento”, afirma Renato Pretti.

Luciano Sanches Fernandes reconheceu o trabalho realizado por Motta em seus oito anos no comando da companhia. “Somos muito gratos ao Paulo Motta pelo seu ciclo como CEO aqui na CerradinhoBio. Ele foi fundamental para o crescimento da empresa e para a consolidação da profissionalização da gestão e de sua governança corporativa. Ele seguirá colaborando conosco como integrante do Comitê de Investimento e Estratégia”, afirma Luciano Sanches Fernandes, o presidente do Conselho de Administração.

Foi no período de Motta como CEO que a CerradinhoBio estruturou sua abertura de capital (nível Novo Mercado), com a implementação das melhores práticas de gestão corporativa e ESG, sendo hoje reconhecida como “Companhia Aberta”. “Agradeço a confiança e o apoio do Conselho nesses anos todos. Considero que completamos um ciclo importante para a empresa, que está pronta para seguir no seu caminho de sucesso, agora sob o comando do Renato Pretti. Ele é um profissional com grande capacidade de liderança e execução de projetos, completamente integrado aos princípios e valores do Grupo Cerradinho. Fico muito satisfeito em ter alguém do time para me substituir como CEO”, diz Paulo Motta.

Sobre Renato Pretti

Renato Pretti é graduado em Administração pela UNESP, pós-graduado em Gestão de Projetos pela FGV, além de possuir outros cursos de extensão nas escolas Fundação Dom Cabral e Saint Paul. Iniciou sua carreira em 2007 e, desde 2010, está na Cerradinho, onde coordenou a comercialização de etanol e energia e, posteriormente, liderou o planejamento estratégico da empresa e a condução de grandes projetos, com destaque para as indústrias de etanol de milho e a fábrica de açúcar. Desde setembro de 2023, acumulava também a função de responsável pelo negócio de etanol de milho.

Banner Revistas Mobile