Mercado

Relação entre preço do álcool e da gasolina atinge 55,36% em São Paulo

A relação entre o preço médio do álcool e o valor médio da gasolina atingiu o nível de 55,36% em julho, conforme cálculos realizados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e que foram divulgados à Agência Estado. O número apurado no mês passado superou levemente o de 53,05% de junho.

De acordo com especialistas, o uso do álcool deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana de açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores à gasolina.

Nesta terça-feira, também com base no levantamento do IPC de julho, a Fipe informou que o valor médio do álcool nos postos de São Paulo subiu 3,24% ante queda de 6,59% observada em junho. A gasolina, por sua vez, apresentou baixa 0,37% em julho ante recuo mais expressivo, de 0,54%, em junho. No mesmo período de apuração, a inflação geral média em São Paulo apresentou taxa de 0,17%. Em junho, o IPC havia variado 0,04%.